Título: Acim também recebe cobrança indevida
 
José Augusto Gomes é o diretor administrativo da Acim
 
O diretor administrativo da Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim), José Augusto Gomes, está alertando os comerciantes da cidade, quanto à cobrança indevida de uma empresa denominada de, apenas, Lista Telefônica, de Belo Horizonte, Minas Gerais. “É o conhecido golpe da cobrança desconhecida”, disse o dirigente ao alertar a comunidade para que não pague qualquer cobrança que não tenha especificado o serviço, ou produto, devidamente combinado. “Se a Associação Comercial recebe esse tipo de cobrança, os comerciantes também estão recebendo”, comparou.

Segundo José Augusto Gomes o golpe é antigo. Uma empresa qualquer emite uma cobrança bancária em nome de uma determinada empresa, sem especificar no documento o que se trata. O comerciante, que normalmente tem uma quantidade grande de compromissos a serem liquidados via cobrança bancária, por falta de atenção acaba pagando esta cobrança, que é indevida e de desconhecimento por parte do comerciante. “Eles se aproveitam da boa vontade do empresário em querer pagar todas as contas existentes no mês”, comentou o diretor administrativo da Acim que tem conhecimento de mais de 10 casos de golpes semelhantes, com nomes de empresas e atividades distintas.

A referência por lista telefônica é grande neste tipo de golpe aplicado no comércio em geral. Para José Augusto Gomes o motivo do serviço é o que pouco importa. “O detalhe é que o comerciante não deve pagar qualquer cobrança bancária, sem que haja conhecimento prévio e que exista um contrato assinado entre as partes envolvidas”, recomendou ao propor aos comerciantes que questionem sempre que houver dúvidas. “Esses acordos por telefone, na base da conversa, sempre será prejudicial ao comerciante”, acredita ao sugerir atenção, controle e organização no setor de pagamento da empresa. “Quem tem a responsabilidade de efetuar pagamentos e cobranças numa empresa deve sempre estar munido de documentos”, alertou.

O dirigente coloca o departamento jurídico da Acim à disposição dos associados para orientação profissional sobre cobranças duvidosas e casos administrativos em que o comerciante associado tenha dúvidas, ou dificuldades em resolver. “A Acim tem profissionais competentes para orientar e propor soluções para os comerciantes com problemas administrativos na empresa”, falou ao recolher documentos de empresas vítimas de golpe, para reunir provas de golpistas que emitem cobranças bancárias indevidas, para fazerem parte de um processo que está sendo ajuizado pela Acim.