Título: Encontro apresenta proposta para comerciantes
 
Comerciantes terão sugestão sobre melhorias nos centros comerciais dos bairros da cidade
 
Uma reunião no dia 28 de novembro, às 20 horas, na sede da Associação Comercial e Industrial de Marília vai apresentar aos comerciantes dos centros comerciais das Zonas: Sul, leste, Oeste, Norte e Central, uma nova concepção urbanística para o comércio em geral. A proposta faz parte de trabalho universitário dos alunos que estão se formando pela Faculdade de Engenharia e Arquitetura da Universidade de Marília (Unimar), que desenvolveram estudos neste sentido. “Vamos apresentar aos comerciantes uma idéia de como melhorar o visual dos centros comerciais da cidade”, disse Sérgio Lopes Sobrinho, ao se reunir com o professor Laerte Rojo Rosseto, para discutir o assunto.

Na opinião do dirigente a Acim tem o maior interesse em aperfeiçoar o visual das lojas do comércio local como forma de atrair o maior número possível de consumidores para a cidade. “Os comerciantes precisam ter acesso a este tipo de informação e serviço”, frisou Sérgio Lopes Sobrinho. “Queremos estimular melhorias no planejamento urbano, na área comercial”, falou o professor universitário que está desenvolvendo com os alunos, trabalhos de intervenções urbanas junto às áreas comerciais nos bairros periféricos. “É um exercício de criatividade para os estudantes”, falou Laerte Rojo Rosseto.

Os alunos foram divididos em grupos e durante o ano realizaram uma série de pesquisas para o desenvolvimento das propostas. Alargamento de calçadas, posicionamento de postes, lixeiras, estacionamento de carros, deslocamento de serviços público, conservação das fachadas de prédios e outras situações foram abordadas nos projetos que serão apresentados aos comerciantes. “A valorização dos bairros começa pelo comércio”, disse Sérgio Lopes Sobrinho que considerou oportuno a apresentação dos estudos na sede da Acim, com as presenças dos comerciantes. “Vamos unir a necessidade de levar aos comerciantes novas idéias, e dos universitários de sentirem a possibilidade das idéias serem concretizadas”, comentou o dirigente comercial.

Por ser o Secretário Municipal de Planejamento Urbano da cidade de Marília, Laerte Rojo Rosseto acredita que muitas das sugestões que serão apresentadas poderão fazer parte do Plano Diretor de Marília que está sendo discutido por diversos segmentos da comunidade. “Idéias viáveis serão inseridas no Plano Diretor de Marília”, afirmou o secretário municipal ao se reunir com o presidente da Acim, Sérgio Lopes Sobrinho.