Título: Sai orienta comercialização conjunta
 
Márcio de Oliveira é coordenador de gestão do Sai de Marília
 
Produtores da Aprufer (Associação de Produtores Rurais de Fernão) em parceria com a Prefeitura de Fernão disponibilizam uma central de recebimento de frutas para classificação, padronização e comercialização conjunta da produção dos associados da Aprufer. A atividade é orientada pelos técnicos do programa Sai (Sistema Agroindustrial Integrado) de Marília. Márcio de Oliveira, coordenador de gestão do programa disse que a comercialização de produtos de qualidade possibilita melhor negociação com os compradores e permite a programação de venda anual do grupo.

Yoshimi Shintaku, presidente do Sindicato Rural, entidade gestora do Sai explicou que a centralização dos produtos possibilita ainda negociação mais significativa tendo em vista o volume e a diversificação representativa das frutas e legumes produzidos em Fernão. “Procuramos, em conjunto com os produtores, chegar às melhores opções de venda dos produtos com preços competitivos no mercado e de compra de adubos e insumos”, comentou.

CEASA – Durante visita ao Ceasa de Bauru foram apresentados aos produtores rurais, sistemas de comercializações dos tipos box e pedra praticados nas Ceasas. Produtores de Garça que planejam cultivar legumes no campo e estufa tiveram a oportunidade de verificar o movimento e volume de negociações efetivadas em Bauru. Márcio de Oliveira disse que a visita mostrou aos participantes que o escoamento e preço de venda dos legumes depende efetivamente da qualidade, classificação e volume de venda. “A missão técnica motivou os agricultores que concluíram que o grupo possui mão-de-obra especializada na produção e comercialização da safra esperada para este ano”, falou.