Título: Fruticultores visitam indústria de polpa
 
Grupo de produtores em visita a propriedade rural promovida pelo Sai
 
Produtores rurais de Garça participaram de missão técnica para empresa de polpa de frutas Fruteza, em Dracena e tiveram oportunidade de conhecer toda a estrutura, equipamentos necessários e funcionamento de agroindústria de polpa de fruta diversificada. Os produtores são atendidos pelo programa Sai (Sistema Agroindustrial Integrado) de Marília. Na empresa, os produtores conheceram processamento de frutas como maracujá, manga, acerola, goiaba e abacaxi. O proprietário da indústria, Olívio Zanatta, apresentou aos agricultores a situação de mercado do maracujá e as expectativas de produção para este ano.

Na visita, foi apresentado o interesse da indústria em ter como parceiros os produtores rurais de maracujá da região de Marília localizados em Vera Cruz, Garça e Fernão. Márcio de Oliveira, coordenador de gestão do Sai disse que segundo o proprietário, a união entre empresa e agricultor beneficia todo o elo da cadeia produtiva da fruticultura que inclui produtor/ empresa/ consumidor final.

PLASTICULTURA – Luiz Arnaldo Cunha de Azevedo, secretário executivo do Sindicato Rural, entidade gestora do Sai, disse que produtores rurais de Alvinlândia, Lupércio e Ocauçú participaram da missão técnica para a empresa Estufas Arco-Íris, em Santa Cruz do Rio Pardo. A visita permitiu análise da proposta de parceria com a rede de supermercados Pão-de-Açúcar. “Alvinlândia, Lupércio e Ocauçú são grandes centros produtores de tomate, pimentão, pepino e pimenta-americana”, comentou. Ele lembrou que a união entre agricultores da região de Marília e Ourinhos proporcionará escala de venda de legumes ideal para abastecimento das lojas regionais e da capital, da rede de supermercados.

O secretário explicou que a efetivação das comercializações é realizada através de contato semanal com os compradores da central de distribuição do supermercado e é estabelecido um preço de venda semanal por produto. O volume de compra é pré-determinado com antecedência de 24 horas para que se tenha tempo disponível para coleta, padronização e encaminhamentos dos itens negociados. A grande vantagem para o produtor é a opção de venda do produto com preço de venda já definido no instante do fechamento da comercialização.