Título: Rotary Club de Vera Cruz estuda programa de planejamento
 
Rotarianos do Rotary Club de Vera Cruz estudam avaliação interna e externa do clube para melhorar o planejamento
 
Visando organizar e estruturar a performance do Rotary Club de Vera Cruz, na última reunião ordinária do clube rotário vera-cruzense foi proposto a realização de um programa interno de planejamento administrativo. “Queremos realinhar os conceitos da organização, com a realidade do nosso clube e mensurar metas, objetivos e resultados”, disse a presidente do clube rotário local, a professora Cristiane Aparecida Tinetti ao conversar com o grupo e perceber a necessidade de uma atividade neste sentido. “É preciso ter prioridades e ter conhecimento do potencial do clube como um todo”, falou a dirigente ao ouvir as considerações da rotariana associada ao clube, Célia de Oliveira de Santana, profissional generalista em recursos humanos, com atuação em consultoria no desenvolvimento de políticas de recursos humanos e desenvolvimento de liderança.

Segundo a rotariana Célia Santana a proposta a ser desenvolvida no clube entre os associados é criar um conjunto de normas internas que contribuem para um melhor direcionamento dos associados, além de garantir um melhor alinhamento quanto aos objetivos do clube. “Precisaremos conversar sobre uma série de questões a serem levantadas e buscarmos informações e soluções para a criação de estratégias viáveis”, falou ao iniciar com o alinhamento dos talentos que combinam com as características do clube e com os objetivos da organização mundial. “Além disso, por meio da análise de dados e com o auxílio de conceitos de gestão, vamos criar situações para o desenvolvimento do capital humano dentro do clube”, disse a especialista ao enfatizar a necessidade de ficar claro qual é a função de cada um dentro de uma ação, da diretoria, de uma reunião e qualquer outra função dentro do clube. “Precisamos planejar melhor as ações, para termos noção do alcance e do sucesso”, explicou. “Não é fazer por fazer. É saber como fazer”, enfatizou.

Com muitos anos de experiência em empresa de grande porte de capital nacional no segmento industrial, Célia Santana acredita ser possível desenvolver um programa específico para o Rotary Club de Vera Cruz. “Começaríamos a desenvolver um estudo interno sobre a forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do clube em si”, apontou ao citar a análise SWOT, uma ferramenta de gestão que se baseia no estudo das forças fraquezas, oportunidades e ameaças a uma instituição, empresa, produto, indústria ou até uma pessoa. “Uma análise SWOT ajuda a identificar pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças de determinado projeto ou ação do clube, até mesmo o modelo de gestão”, falou a especialista. “Trata-se de uma ferramenta que pode ajudar o nosso grupo a planejar de modo estratégico e agirmos de forma efetiva, com mais assertividade”, defendeu a rotariana que pretende desenvolver um plano neste sentido, específico para o Rotary Club de Vera Cruz.

Dentro deste planejamento a ser desenvolvido, Célia Santana acredita que iniciando a discussão interna com base na análise SWOT, sem custo para o clube, e alguns encontros à parte das reuniões ordinárias e administrativas serão realizadas, fazendo com que o grupo tenha foco nos fatores mais importantes que podem afetar o desempenho do clube. “Passaremos a entender melhor o que fazemos no Rotary, e vamos descobrir fatores que precisam ser corrigidos dentro do nosso clube”, falou ao estudar um plano de atividade a ser realizada por todos do clube. “Penso que seja importante para o nosso clube esse tipo de reflexão coletiva, para otimizar o nosso próprio tempo”, falou Cristiane Aparecida Tinetti.

#
Eficaz Comunicação Empresarial Ltda – ME
Telefone:(14) 98137.7189 (Vivo)
E-mails: redacao@eficaz.jor.br ou atendimento@eficaz.jor.br
Site: www.eficaz.jor.br - Twitter: marciocmedeiros – Instagram: @eficaz.comunicacao
www.facebook.com/EficazComunicacaoEmpresarial