Coordenadores e produtores rurais do Programa Sai (Sistema Agroindustrial Integrado) de Marília estiveram na Embrapa de São Carlos para desenvolvimento em parceria do projeto “Agricultura familiar como base para o desenvolvimento de propriedades leiteiras”. O projeto tem ações voltadas para práticas agropecuárias, ambientais e gerenciais. O objetivo é geração de aumento da produtividade e lucratividade dos produtores familiares. O coordenador do Sai em Marília, Márcio de Oliveira disse que como conseqüência, as práticas proporcionam a fixação do homem no campo, geração de emprego e maior oferta de alimentos de qualidade para os centros urbanos.
O coordenador explicou que o Sai de Marília atua em cinco grupos de pecuaristas em Oriente, Pompéia, Oscar Bressane, Marília e Vera Cruz. O projeto visa fortalecer a cadeia produtiva de leite com o objetivo de gerar, promover e adaptar conhecimentos e tecnologias para sistemas de produção e comercialização do leite. “Estamos, assim, buscando o fortalecimento agrícola e socioeconômico dos estabelecimentos familiares, de maneira sustentável e implementando ações gerenciais sob o enfoque sistêmico”,completou.
De acordo com o coordenador, o Sai é um programa desenvolvido pelo Sebrae em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. O programa é operacionalizado pela Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) e conta com a parceira do Sindicato Rural de Marília na gestão do Módulo Marília. O Sai atende 13 municípios da região. “O principal objetivo é desenvolver o setor rural e melhorar as condições de vida do produtor rural”, falou. O programa busca melhorias no aumento da produtividade; redução de custos de produção; compra em conjunta de insumos e venda conjunta da produção; gerenciamento das unidades de produção e busca de maiores e melhores oportunidades de negócios.
|