Título: Comportamento do consumidor alerta dirigente da Acim
 
José Augusto Gomes, superintendente da Acim, fala sobre as expectativas de vendas no Natal 2014
 
O superintendente da Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim), José Augusto Gomes, considerou importante recente pesquisa desenvolvida pela Fundação Getúlio Vargas, que aponta a mudança do comportamento do consumidor para as vendas no Natal deste ano, quando 43% dos consumidores devem gastar menos neste final de ano. “As compras serão mais enxutas e a busca por promoções será maior”, disse o dirigente mariliense ao observar os dados apresentados pela “Sondagem do Consumidor da Fundação Getúlio Vargas (FGV)”, que mostra que a intenção de compras de Natal pelas famílias atingiu o menor nível desde 2008, no auge da crise mundial.

Este tipo de mudança não deve desestimular o comerciante em geral, segundo o superintendente da Acim ao falar do indicador que calcula a intenção dos gastos dos consumidores para o Natal que ficou em 69 pontos, queda de 11,6% em relação a 2013 - a pergunta é feita nas sondagens de novembro. “Enquanto quase metade das famílias deve apertar o cinto do orçamento natalino, apenas 12% pretendem ampliar os gastos com presentes”, comentou. “Os demais manterão o valor reservado à data no ano passado”, opinou ao verificar que em 2013, 34,2% dos consumidores pretendiam reduzir as compras. “O clima econômico no País está estranho e isso influencia diretamente na postura cautelosa das famílias, diante de uma percepção menos favorável sobre a economia, do crédito mais caro, do peso maior da inflação no orçamento doméstico e da insegurança em relação ao mercado de trabalho”, disse o dirigente mariliense.

O preço médio previsto para os presentes também caiu para R$ 59,64 neste ano. Trata-se do menor valor de toda a série histórica apurada pela FGV. Ao todo, mais pessoas pretendem dar presentes cujo custo fique em até R$ 20,00. Para o comércio, que já amargou um ano de vendas fracas, o resultado indica que o Natal deve ser estável. Já a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) prevê avanço de 2,3% no volume de vendas neste Natal em relação ao ano passado. Essa projeção vem sendo constantemente revisada para baixo e aponta para o pior final de ano desde 2004, quando o cálculo começou a ser feito pela instituição. “Mesmo assim o comércio, como sempre, se supera com criatividade e as vendas acontecem sempre a mais do que se espera”, acredita o dirigente da Acim, que mesmo neste clima de cautela, sugere confiança. “Natal é sempre diferente e todos os anos as vendas se superam, mesmo com um certo pessimismo generalizado”, disse com experiência de mais de 30 anos.

HORÁRIO ESPECIAL - O horário especial de atendimento, com abertura das lojas no período de 9 as 22 horas, começou dia 05 de dezembro, sexta-feira, até o dia 23 de dezembro, terça-feira. Os quatro sábados do mês de dezembro, dias 06, 13, 20 e 27 estarão com as lojas abertas das 9 as 17 horas, enquanto que nos dias 24, quarta-feira, e 31, quarta-feira, também funcionarão no período das 9 as 17 horas. Dia 25, quinta-feira e dia primeiro de janeiro, quinta-feira, as lojas estarão fechadas. O domingo dia 21, extraordinariamente, as lojas abrirão das 9 as 17 horas, sendo um diferencial este ano. Dia 26, sexta-feira e dia primeiro de janeiro, sexta-feira, as lojas trabalharão meio período: das 12 as 18 horas.

#
Eficaz Comunicação Empresarial Ltda – ME
Telefone:(14) 98137.7189 (Vivo)
E-mails: redacao@eficaz.jor.br ou atendimento@eficaz.jor.br
Site: www.eficaz.jor.br - Twitter: marciocmedeiros
Skype: marciomedeiros8020
www.facebook.com/EficazComunicacaoEmpresarial