Título: Casqueamento mostra correções de aprumos
 
Luiz Arnaldo disse que curso de casqueamento ainda tem vagas
 
O Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) de Marília promove no período de 26 a 30 deste mês, curso de Casqueamento. O treinamento será na Fazenda Rosângela da Amoreira em parceria com o Sindicato Rural de Marília. O responsável pelo curso será Altemar Venâncio. Podem participar proprietários e trabalhadores rurais da cidade e da região. Luiz Arnaldo Cunha de Azevedo, coordenador do Senar disse que durante o curso, o instrutor vai trazer informações aos participantes sobre aparação de cascos e correção de aprumos.

Segundo o coordenador, entre os temas que serão abordados estão a mecânica dos membros anteriores, dos membros posteriores, estrutura do casco e a mecânica da locomoção do animal. “Os participantes terão contato ainda com problemas da sustentação dos eqüinos provocados por cascos de pinça comprida, por exemplo”, completou.

O coordenador explicou que o curso de casqueamento é apostilado e gratuito. A apostila que será distribuída aos participantes traz informações completas sobre os temas do curso além de figuras explicativas sobre conformação dos aprumos, distribuição do peso sobre os membros locomotores do cavalo, aprumos normais dos membros posteriores, aprumos normais vistos de trás, diagrama lateral do casco e cartilagens entre outras. Ele disse que o treinamento vai mostrar também os defeitos mais comuns nos eqüinos e como fazer a correção.

CAVALGADA – Está programada para os dias sete e oito de setembro, Cavalgada Rural. O curso será em Ocauçú, na Fazenda São Judas.

Os interessados em participar dos cursos do Senar podem fazer inscrição e obter mais informações na sede do Senar, Rua Catanduva, 131, ou através do telefone 422.3855.