Título: Muladeiros fazem homenagem em Ocauçu
 
Clube dos Muladeiros se reúnem na Fazenda Floresta, em Ocauçu
 
O Clube dos Muladeiros da região de Marília, formado por um grupo de pessoas que promovem cavalgadas através de mulas, estará neste final de semana promovendo uma homenagem na Fazenda Floresta, em Ocauçu, ao fazendeiro Luiz Alberto Fagundes Botino, que foi um grande criador de bovinos, eqüinos e mulas, além de cafeicultor, falecido recentemente. “Ele foi um grande incentivador, que viveu intensamente o mundo rural”, comentou Luiz Arnaldo Cunha de Azevedo, um dos integrantes do clube. “Ele foi um bom amigo, companheiro e dava muito valor à família”, acrescentou Moacyr Teixeira, outro membro do Clube dos Muladeiros.

Para a homenagem estarão reunidas as comitivas: Albertoni, de Marília, Água do Bode, de Ocauçu, São Sebastião, de Campos Novos Paulista, Haras do Sol, de Marília e a comitiva do Itamar, de Fernão. “O clube tem procurado homenagear os criadores de mulas e amantes das lidas rurais”, ressaltou Luiz Arnaldo Cunha de Azevedo, um dos coordenadores da cavalgada rural de Marília. Este tipo de homenagem surgiu a questão de seis meses, quando os cavaleiros rurais, criaram o Clube dos Muladeiros.

O CLUBE – Muladeiros é um termo incomum na zona urbana, além de muares, que é substantivo de mulas e jogues, termos bastante utilizados pelo grupo. O Clube dos Muladeiros foi formado em 1993. O presidente é Joaquim Arnaldo que conta com quase 20 pessoas no grupo que promove as atividades de cavalgada rural todos com uniformes como camisas, jaquetas, banners, e se acompanhados de seus animais, sejam burros ou mulas. “Existe uma grande diferença entre andar em um cavalo e em um burro”, disse o presidente. “É a mesma coisa entre um carro importado e um carro popular”, comparou Joaquim Arnaldo.

Na semana passada o Clube dos Muladeiros participaram do Primeiro Seminário de Ecoturismo de Marília, quando tiveram a oportunidade de apresentarem o clube aos demais participantes do encontro.